alimentos-organicos

Alimentos orgânicos para crianças e suas vantagens

Comer saudável e comer direito são pilares fundamentais de uma vida saudável; É essencial que façamos as escolhas nutricionais adequadas para nós mesmos e para as nossas famílias. É por isso que os alimentos orgânicos têm obtido uma enorme popularidade, principalmente por causa de suas práticas limpas de agricultura e criação, tornando-os mais seguros para o consumo do que alimentos produzidos convencionalmente.

alimentos-organicos

Eles oferecem um prémio no mercado. No entanto, as vantagens que eles trazem para a mesa mais do que compensar o preço premium. À luz dos requisitos nutricionais das crianças, os alimentos orgânicos são melhores e mais seguros para sua saúde e desenvolvimento em geral.

1. Orgânico é uma aposta mais segura:

“Orgânico” refere-se a produtos e ingredientes cultivados menos o uso de fertilizantes sintéticos, pesticidas, organismos geneticamente modificados, lodo de esgoto ou radiação. No caso de animais e gado que produzem carne, ovos ou produtos lácteos, não recebem antibióticos ou hormônios de crescimento. Em suma, os alimentos orgânicos são uma ótima escolha para as crianças, considerando sua maior susceptibilidade aos efeitos negativos de aditivos químicos e sintéticos. Alternar para alimentos orgânicos reduz o nível de ingestão de pesticidas alimentado por alimentos por crianças. Além disso, o consumo de alimentos orgânicos reduz significativamente a ingestão de substâncias químicas que foram associadas a causar certos tipos de câncer.

2. Reduz a exposição dos seus filhos aos hormônios nocivos:

A exposição prolongada a produtos químicos e hormônios nos alimentos, seja em baixas ou altas concentrações, pode resultar em efeitos prejudiciais em crianças. Normalmente, as carnes não orgânicas são injetadas com hormônios e produtos químicos que interrompem o sistema endócrino, como o estrogênio, para facilitar o desenvolvimento mais rápido do animal. Esses hormônios e produtos químicos induzidos artificialmente podem resultar em início precoce da puberdade em crianças, dificultando assim seu desenvolvimento natural. Os alimentos orgânicos são desprovidos de quaisquer aditivos artificiais ou sintéticos, reduzindo assim esses riscos por uma margem significativa.

3. Previne distúrbios neurológicos induzidos por produtos químicos:

Observou-se que uma mudança de alimentos convencionais para uma dieta orgânica reduz os níveis de exposição dos miúdos aos organofosforados. Estes são um grupo de pesticidas que incluem produtos químicos tóxicos, como clorpirifos e malatião. Estes produtos químicos são conhecidos por impactar negativamente o sistema nervoso e prejudicar o desenvolvimento do sistema nervoso em crianças. Alternar para uma dieta consistindo em alimentos orgânicos resulta em uma queda drástica dos níveis de organofosfatos, promovendo assim o desenvolvimento normal do cérebro e do sistema nervoso.

4. Uma escolha consciente para tornar as crianças mais conscientes:

Além das óbvias vantagens de saúde que os alimentos orgânicos têm na saúde dos seus filhos, é importante que as crianças saibam de onde seus alimentos são provenientes. Informar-os sobre os alimentos certos e por que o orgânico é certo para eles cria uma consciência neles para uma escolha de refeição mais saudável. Além disso, a agricultura orgânica e as práticas de criação são ecológicas e favoráveis ​​ao meio ambiente. Inculcar práticas ecológicas nas crianças em uma idade precoce promove sua apreciação e aceitação de práticas limpas e verdes, garantindo assim que eles optem por alimentos orgânicos quando se trata de fazer uma escolha sobre os alimentos que eles gostariam de comer.

Os alimentos orgânicos são a escolha certa para toda a família, se você procurar opções saudáveis, seguras e sem químicos na sua mesa de refeição. Embora eles custem mais do que alimentos convencionalmente cultivados, eles compensam com segurança e nutrição. Este fator é particularmente vital para as crianças, pois são mais suscetíveis aos efeitos negativos e perigos potenciais que os aditivos químicos e sintéticos e hormônios presentes. Ir orgânico é seguro, saudável e infantil.